Pages

Labels

Peixe elétrico mata jacaré

+A +/- -A
Vídeo muito interessante de um acontecimento na natureza. O flagra do jacaré sendo eletrocutado pelo peixe elétrico.



Domingão aventura
- Nome popular: poraquê (do tupi “aquele que faz dormir”) ou peixe-elétrico.
- Existem, no Brasil, mais de 130 espécies diferentes de peixes elétricos. O poraquê é o maior deles podendo ultrapassar 2 metros de comprimento.
- O peixe-elétrico nasce enxergando e perde a visão devido ao forte campo elétrico que ele gera durante a vida toda.
Ele identifica os obstáculos no fundo dos rios e lagoas de água escura pelas variações do campo elétrico que ele gera constantemente. Esse campo elétrico pode ser detectado por um aparelho com sensores elétricos e convertido em som para ser mais fácil dos pesquisadores identificarem a presença dos peixes nos rios e lagoas. Portanto, os pesquisadores fazem uma pescaria eletrônica.
- As descargas elétricas que dão choque são produzidas por células musculares especiais, modificadas, chamadas eletrócitos. Os poraquês adultos podem gerar um potencial de 600 volts e produzir várias descargas em sequência. Como a corrente é pequena mesmo com uma voltagem tão alta não é suficiente para matar grandes animais ou pessoas. Ele usa o choque para atordoar ou desmaiar os peixes pequenos de que se alimenta. fonte: tvg.globo.com

"O peixe elétrico gera eletricidade através dos órgãos que se localizam ao longo de quase todo o corpo. Derivam de tecidos musculares, modificados que, em vez de contrair, como fazem os músculos, liberam energia para o meio ambiente".

Como os peixes-elétricos geram eletricidade?

A capacidade de certas espécies de peixes de produzir eletricidade eqüivale a um sexto sentido utilizado para capturar presas e também como defesa contra predadores. Entre esses peixes, destacam-se as arraias, torpedos, enguias e ainda o poraquê, encontrado na Amazônia. Os órgãos elétricos localizam-se ao longo de quase todo corpo e são capazes de gerar uma descarga de até 600 volts. Derivam de tecidos musculares modificados que, em vez de usar impulsos elétricos para se contrair como fazem os músculos comuns, liberam essa energia para o meio ambiente. Surge assim, à volta do peixe, um campo elétrico que, ao ser modificado pela presença de um corpo estranho, alerta o peixe e este emite uma descarga elétrica no intruso. fonte: super.abril.com.br


O peixe pode matar
A intensidade do choque varia de acordo com a espécie. No Brasil, existe o poraquê ou peixe-elétrico da Amazônia. Ele habita águas turvas e fundos lodosos da Bacia Amazônica, mas também ocorre no Mato Grosso e em outras regiões da América do Sul.

O nome poraquê vem da língua Tupi e significa ‘colocar pra dormir’. O choque de 500 volts pode matar animais grandes e até um ser humano, que ‘frita’ na hora se segurar o bicho pela cabeça e pé ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, a tensão de um chuveiro elétrico tem em média 220 volts.

As outras espécies de peixe-elétrico produzem choques em uma intensidade bem menor, incapaz de matar uma pessoa. A descarga não afeta o próprio animal, já que o campo elétrico fica ao redor do corpo do peixe. Mas isso não quer dizer que ele não possa levar um choque de outro peixe-elétrico. fonte:blogs.jovempan.uol.com.br

Esse vídeo passou no Faustão e despertou a curiosidade de muitas pessoas sobre a espécie.

Confira o vídeo em que o peixe elétrico se defende da mordida do jacaré eletrocutando-o


Veja esse outro vídeo onde pescadores brincam com um da espécie - choque na certa!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...